Analita Santos
Nasceu na Alemanha a 20 de Outubro de 1974. Tem como formação base uma licenciatura em Marketing, Pós-Graduação em Gestão, uma Certificação Internacional em Storytelling e formação em Escrita Criativa.
Começou por a escrever brochuras de viagens, textos para websites e blogues, artigos para revistas e jornais como ghostwriter, conteúdos para redes sociais, argumentos para vídeos, num percurso profissional que culminou como Diretora de Marketing e Comunicação. Paralelamente foi assegurando diversas ações de formação na área do Marketing e Comunicação Escrita para diversas entidades.
A leitura e a escrita foram sempre grandes paixões. Desde pequena que sonha escrever livros e partilhar histórias com miúdos e graúdos.
Em 2019, sai do anonimato, assume as suas próprias palavras e publica o seu primeiro livro infantojuvenil, “A Irmandade da Rocha - Daniela e o Ouriço-do-mar” que condensa outra das suas paixões: o Ambiente. O segundo livro da coleção “A Irmandade da Rocha” está já em preparação bem como um romance. Em setembro de 2019 é publicada numa coletânea de narrativas curtas e em maio de 2020, na coletânea solidária “À volta da Fogueira”.
Assina mensalmente uma coluna de opinião no jornal online Sul Informação e no Repórter Sombra. Dinamiza o Clube de Escrita Criativa para Jovens da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão e é mentora do 1.º Concurso de Escrita Criativa Poeta António Aleixo. Complementando o seu trabalho de autora, realiza regularmente ações de incentivo à Leitura e à Educação Ambiental junto de escolas, bibliotecas públicas e feiras do livro.