Destinatários em Geral
Jovens que possuam o 9º ano de escolaridade ou formação equivalente.
Objetivo Geral
  • Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;
  • Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;
  • Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;
  • Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;
  • Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
  • Efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;
  • Efetuar o arquivo da documentação utilizada na receção;
  • Atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
  • Efetuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação dos alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;
  • Assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, receção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via fax e e-mail efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade;
  • Colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim;
  • Assegurar a conservação e manutenção da receção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.
Certificado
Técnico de Recepção
Funcionamento
  • Certificado de Habilitações e Diploma Profissional de Técnico de Nível IV (Equivalência ao 12º Ano);
  • Possibilidade de ingressar no mercado de trabalho como Técnico;
  • Possibilidade de prosseguimento de estudos (nível V ou superior).

Informações gerais...

Tipocurso profissional
Duração3 anos lectivos
Início
Área de Certificação nº.-  
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