2022-08-18

Línguas mais faladas pelos Portugueses

Sabia que Portugal tem sido um dos países da União Europeia onde mais aumentou proporção da população adulta com conhecimento de línguas estrangeiras?

Segundo o INE, 70 % dos portugueses afirmam que dominam outra língua estrangeira.

Ingles

Entre as línguas estrangeiras mais faladas pelos portugueses, destacam-se o inglês (60%), o francês (22%) e o espanhol (15%).

Analisando, especificamente, o inglês, constatou-se que 33 % conseguia perceber e comunicar razoavelmente e produzir textos simples, e 25 % dominavam perfeitamente a língua estrangeira de forma oral e escrita.

O conhecimento de línguas estrangeiras era mais elevado para a população mais jovem (92 % da população dos 18 aos 24 anos), estudante (99 %) e mais escolarizada (97 % para a população com ensino superior).

Segundo o INE estes dados demonstram-nos que o mercado está cada vez mais necessitado de profissionais que sejam proficientes ( níveis C1 e C2)  em línguas estrangeiras (preferencialmente o inglês).

Voltando a analisar especificamente o inglês, verificamos que 34 % possuem conhecimentos até ao nível A2, (CEFR: Common European Framework of Reference for Languages), e existem somente 26 % que dominam perfeitamente o idioma, nível C1 (CEFR).

Comparando com outros dados estatísticos do LinkedIn, no que diz respeito à procura de emprego, verifica-se que as vagas de emprego mais qualificadas e consequentemente com uma remuneração acima da média, tem como requisito mínimo na língua inglesa, o nível C1.

Com base nestes dados, pode-se concluir que ainda existe uma grande percentagem de jovens ou pessoas com ensino superior, que não preenchem este requisito.

Aqueles que possuem o nível C1 terão acesso a melhores condições e oportunidades de emprego no mercado de trabalho.

O mesmo se aplica a outros idiomas, como o alemão ou francês, tendo em conta que, o domínio destes idiomas, será sempre uma mais valia, acrescentando mais valor ao seu currículo profissional.

PS:Caso tenha como meta para 2022 aprender ou melhorar o seu inglês ou um outro idioma, consulte o plano de formação do CLCC.


      44
CLCC - blog


Deixe um Comentário

verificação humana

Contacto

  • Endereço: CLCC, R.D.Maria Luísa, 122, Jardim Gil Eanes, 8500-648 Portimão, Algarve, Portugal

  • Telefone: (+351) 282 430 250

  • Mobile: (+351) 919 231 840

  • Email: geral@clcc.pt

  • Formulário: contacto geral

  • GPS: N:37º14'; W:-8º.53

Siga-nos

Centro de Informação de Consumo do Algarve