2021-12-16

Já conhece o Flickr?

No CLCC, uma das áreas pelas quais temos um apreço especial é a fotografia.

Foi por isso que criámos o FotoBLOG do CLCC, para podermos, após aprovação da nossa equipa, publicar e divulgar os seus melhores trabalhos.

Para reforçar os laços da comunidade dos amantes da fotografia, hoje vamos falar de uma plataforma bastante popular, mas que até chega a passar despercebida, muito por força da ubiquidade das redes sociais de Sillicon Valley como o Instagram ou Facebook. Trata-se do Flickr, um website de hospedagem e partilha de imagens, ilustrações, e o preferido de muitos fotógrafos, tanto amadores como profissionais.

Afinal, o que é o Flickr e para quem se destina?

O Flickr é uma plataforma exclusiva para conteúdo fotográfico e uma das favoritas na comunidade fotográfica, que conta com mais de 100 milhões de usuários espalhados por 63 países diferentes. A subscrição é livre e gratuita, e destina-se especialmente a todos os amantes da fotografia.
Até 2018 pertenceu ao Yahoo e em abril do mesmo ano foi adquirida pela SmugMug, uma empresa de serviços de alojamento de imagem e vídeo, sediada na California.

Como funciona?

Para além de ter um funcionamento totalmente diferente de uma rede social, no Flickr pode encontrar e inscrever-se em grupos nos quais pode encontrar usuários que partilham os mesmos interesses, temáticas, equipamentos ou localizações geográficas. Pode, por exemplo, juntar-se a um grupo de utilizadores que utilizem apenas um determinado equipamento (ex.: Grupo de utilizadores da Canon ou Nikon, com objetivas 50mm), ou que queiram exibir apenas fotografia de vida selvagem ou fotografia a preto e branco, por exemplo.

Uma das características mais relevantes para os seus usuários é a possibilidade de manter a resolução original do seu trabalho, bem como fazer o download de outros trabalhos, seus ou das suas conexões. Assim, pode também servir como local virtual de armazenamento das suas fotografias.

Gratuito e acessível

O Flickr é uma plataforma gratuita, exigindo apenas um email e nome de utilizador para a criação da conta. Pode vincular-se através da sua conta Gmail ou Facebook para facilitar o processo.

A plataforma tem uma interface intuitiva e fácil de utilizar, até para os mais inexperientes.

Aprenda mais sobre a sua máquina fotográfica

Certamente já observou um trabalho fotográfico e tentou perceber que câmara, lente, exposição, ISO, geolocalização ou outros dados (EXIF) o seu autor utilizou. No Flickr todas as informações são apresentadas (exceto quando o autor não o permite) juntamente com a descrição e título da fotografia publicada. Todos estes dados são publicados apenas se o utilizador permitir. Pode até tornar privadas algumas fotografias que pretende partilhar apenas com pessoas ou grupos específicos.

Faça parte da comunidade

A comunidade do Flickr é uma das mais ativas e recetivas a novos membros. Junte-se a um grupo do seu interesse e coloque questões no respetivo fórum. Os membros mais experientes vão ajudá-lo com a sua aventura dando-lhe dicas, observações e conselhos.

Surpreenda-se e crie uma obra de arte

Com milhões de uploads todos os dias, certamente vai encontrar imagens fantásticas que o vão inspirar e motivá-lo para criar as suas próprias obras de arte. E não se esqueça de as partilhar com o FotoBLOG do CLCC!

Boas fotografias!


      89
CLCC - blog


Deixe um Comentário

verificação humana

Contacto

  • Endereço: CLCC, R.D.Maria Luísa, 122, Jardim Gil Eanes, 8500-648 Portimão, Algarve, Portugal

  • Telefone: (+351) 282 430 250

  • Mobile: (+351) 919 231 840

  • Email: geral@clcc.pt

  • Formulário: contacto geral

  • GPS: N:37º14'; W:-8º.53

Siga-nos

Centro de Informação de Consumo do Algarve