2021-09-24

4 Passos para Realizar um Exame de Línguas com Sucesso

Se deseja comprovar o conhecimento do nível de língua para fins académicos ou profissionais, existe a necessidade de se submeter a um exame de nível de língua. Existem dois tipos de exame que pode realizar: (1) exames internacionais que são criados e reconhecidos por entidades internacionais, como a British Council, ou o Goethe-Institut, ou (2) exames de línguas internos de um centro de línguas perto de si.

Para a realização com sucesso de um exame há quatro pontos a considerar.

  1. Escolha do Exame

O seu objetivo vai ser o fator determinante para a escolha do exame certo. Se for para uma candidatura académica ou profissional, informe-se inicialmente com a respetiva entidade onde se vai candidatar pois cada uma tem as suas exigências e preferências sobre o exame que deseja receber.

Para a língua inglesa, por exemplo, existem três tipos de exame que são equivalentes em termos de avaliação do nível da língua, mas têm características muito distintas: O Cambridge Advanced Certificate in English (CAE) é vitalício, já o International English Language Testing System (IELTS) tem a validade de 2 anos, sendo este último mais requisitado pelas universidades estrangeiras na Europa. Por fim, o Test of English for International Communication (TOEIC), também com uma validade de dois anos, é solicitado principalmente em candidaturas feitas para os Estados Unidos da América. 

Com tantos exames à disposição, principalmente na língua inglesa, é determinante saber qual deles o mais indicado para si.

  1. Planeamento, datas e inscrição

Após a tomada de decisão, há dois pontos a considerar:

  1. Perceber se tem o conhecimento necessário da língua para realizar o exame com sucesso ou se terá de melhorar as suas competências linguísticas. No caso de, ainda não deter o nível de língua necessário, recomendamos inscrever-se num curso de grupo ou privado para desenvolver o seu conhecimento a nível geral na língua.
  2. Verificar os tipos, datas, preços e local onde pode realizar os exames. O exame IELTS tem, por exemplo, vários tipos, dependendo da finalidade, como: (a) IELTS Academic ou (b) IELTS General Training. Cada um terá uma estrutura de exame diferente e a temática das perguntas serão distintas.

No CLCC podemos ajudar, sem compromisso, na avaliação inicial dos conhecimentos e no planeamento para a realização do exame.

  1. Estar preparado acima de tudo

Conhecer o exame, a sua estrutura, o tempo que tem para o completar e o tipo de perguntas é fundamental para a sua realização com sucesso. Pode fazer essa preparação através de autoestudo e também com um formador que o irá testar nas 4 competências -chave (leitura, compreensão oral, escrita e oralidade), trabalhando consigo os pontos onde sente mais dificuldade.

Cada exame apresenta as suas características, e é determinante saber quais os critérios de avaliação mais importantes que serão tidas em conta na revisão dos exames. Normalmente esta informação é disponibilizada nas páginas oficiais de apresentação dos exames.

  1. Chegou o dia: Keep calm and succeed

Com uma boa preparação, o sucesso é quase garantido, mas existem sempre fatores imprevisíveis. Por isso, nesta fase é fundamental manter a calma e a concentração, aplicar o que aprendeu e dar o seu melhor... 

Se deseja saber mais sobre os exames internacionais das diversas línguas e como o podemos ajudar, visite a nossa página ou contacte-nos para mais informações.

Boa Sorte! 

Referências:

Cambridge English: https://www.cambridgeenglish.org
Exame IELTS: https://www.ielts.org
Exame TOEFL: https://www.toeflgoanywhere.org


      89
CLCC - blog


Deixe um Comentário

verificação humana

Contacto

  • Endereço: CLCC, R.D.Maria Luísa, 122, Jardim Gil Eanes, 8500-648 Portimão, Algarve, Portugal

  • Telefone: (+351) 282 430 250

  • Mobile: (+351) 919 231 840

  • Email: geral@clcc.pt

  • Formulário: contacto geral

  • GPS: N:37º14'; W:-8º.53

Siga-nos

Centro de Informação de Consumo do Algarve