O Técnico de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na deteção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a ótica comunicacional.
Jovens que possuam o 9º ano de escolaridade ou formação equivalente.
  • Colaborar na elaboração e interpretação de estudos que permitam um conhecimento efetivo do mercado em que se insere a organização;
  • Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização;
  • Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré estabelecidos/definidos;
  • Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação;
  • Participar ativamente na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades;
  • Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização;
  • Participar na organização e operacionalização dos contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno ou externo) da organização;
  • Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
  • Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social;
  • Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais, incluindo as de cariz promocional ou publicitário;
  • Participar nos projetos de estruturação dos espaços relacionais de forma a obter-se a otimização da relação com os públicos, em coerência com a identidade da organização.
  • Eu e o Mundo Profissional [25 h]
  • Um Mundo de Muitas Línguas [25 h]
  • O Mundo Tecnológico [25 h]
  • Os Media e a Comunicação Global [25 h]
  • Os Jovens na Era Global [20 h]
  • O Mundo à Nossa Volta [20 h]
  • Os Jovens e o Consumo [20 h]
  • O Mundo do Trabalho [30 h]
  • A Comunicação no Mundo Profissional [30 h]
  • Texto da Caráter Autobiográfico [24 h]
  • Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos [28 h]
  • Textos dos Media I [24 h]
  • Textos Narrativos / Descritivos I [24 h]
  • Textos dos Media II [23 h]
  • Textos Argumentativos [22 h]
  • Textos de Teatro I [25 h]
  • Textos Narrativos / Descritivos e Textos Líricios [30 h]
  • Textos Líricos [30 h]
  • Textos Épicos e Textos Épico-líricos [32 h]
  • Textos de Teatro II [28 h]
  • Textos Narrativos/Descritivos II [30 h]
  • O Sujeito Lógico-Psicológico; Uma Casa Comum: A Europa; A Descoberta da Crítica: O Universo dos Valores [40 h]
  • O Sujeito Bio-Ecológico; A Globalização das Aldeias; A Região, Espaço Vivido [40 h]
  • O Sujeito Histórico-Social; O Mundo do Trabalho; A globalização das Aldeias [40 h]
  • O Sujeito Bio-Ecológico; A Região, Espaço Vivido; A Globalização das Aldeias [40 h]
  • O Sujeito Bio-Ecologico; A Internacionalização da Economia, do Conhecimento e da Informação [30 h]
  • O sujeito Lógico-Psicológico; O Mundo do Trabalho; A Internacionalização da Economia, do Conhecimento e da Informação [30 h]
  • Processamento de Texto [20 h]
  • Folha de Cálculo [23 h]
  • Criação de páginas Web [22 h]
  • Gestão de Base de Dados [35 h]
  • Jogos Desportivos e Coletivos I [10 h]
  • Jogos Desportivos e Coletivos II [14 h]
  • Jogos Desportivos e Coletivos III [10 h]
  • Ginástica I [8 h]
  • Ginástica II [10 h]
  • Ginástica III [10 h]
  • Atletismo/Raquetes/Patinahem I [8 h]
  • Atletismos/Raquetes/Patinagem II [12 h]
  • Atividades de Exploração Natureza [6 h]
  • Dança I [8 h]
  • Dança II [6 h]
  • Dança III [8 h]
  • Atividade Fisica / Contextos e Saúde I [6 h]
  • Atividade Fisica/ Contextos e Saúde II [8 h]
  • Atividade Fisica / Contextos e Saúde III [8 h]
  • Aptidão Física [8 h]
  • Estatística [36 h]
  • Probabilidades [28 h]
  • Geometria [36 h]
  • Descobrindo a Sociologia [20 h]
  • O Desenvolvimento Humano [24 h]
  • Descobrindo a Sociologia [16 h]
  • Sociedade e Indivíduo [23 h]
  • Processos Cognitivos, Emocionais e Motivacionais [25 h]
  • Processos Relacionais e Comportamento Profissional [22 h]
  • Viver em Sociedade [35 h]
  • A sociedade Contemporânea [35 h]
  • Introdução e fundamentos do Marketing [26 h]
  • O mercado e sua envolvente [29 h]
  • Posicionamento/Estratégia de Marketing [35 h]
  • Marketing de Serviços [33 h]
  • Sistemas de Informação / Estudos de Mercado [27 h]
  • Marketing Operacional / Marketing Social [30 h]
  • Introdução à actividade publicitária [12 h]
  • A Agência [12 h]
  • O consumidor [18 h]
  • Os media e a comunicação publicitária [18 h]
  • A Criatividade [39 h]
  • Técnicas Criativas [18 h]
  • Estratégias de Comunicação [28 h]
  • Campanha Publicitária [30 h]
  • O Futuro da Comunicação [30 h]
  • Realidade Regional em Comunicação [20 h]
  • Merchandising [20 h]
  • A comunicação [20 h]
  • As relações públicas [30 h]
  • A opinião pública e os públicos de uma instituição [15 h]
  • A Imagem Institucional [30 h]
  • As Relações Públicas nas Organizações [25 h]
  • Instrumentos de comunicação interna [30 h]
  • Instrumentos de Comunicação Externa [30 h]
  • Comunicação Integrada [35 h]
  • Eventos e Protocolo [35 h]
  • Introdução à fotografia, cinema e design [12 h]
  • Luz e Pigmento [11 h]
  • Desenho e Perceção Visual [11 h]
  • Suportes e ferramentas de imagem [18 h]
  • Suportes e Ferramentas Gráficas [18 h]
  • Elementos de Análise Gráfica [26 h]
  • Desenho Gráfico I [30 h]
  • Produção Gráfica [30 h]
  • Elementos de Análise Audiovisual [13 h]
  • Técnicas de Narração [13 h]
  • Tecnologias Audiovisuais [13 h]
  • Desenho Gráfico II [52 h]
  • Produção Audiovisual [34 h]
  • Oficina Gráfica [52 h]
  • Projeto Gráfico [52 h]
  • A cultura da Ágora [18 h]
  • A cultura do Senado [18 h]
  • A cultura do Mosteiro [18 h]
  • A cultura da Catedral [18 h]
  • A cultura do Palácio [24 h]
  • A cultura do Palco [18 h]
  • A cultura do Salão [18 h]
  • A cultura da Garde [22 h]
  • A cultura do Cinema [21 h]
  • A cultura do Espaço Virtual [21 h]
  • Certificado de Habilitações e Diploma Profissional de Técnico de Nível IV (Equivalência ao 12º Ano);
  • Possibilidade de ingressar no mercado de trabalho como Técnico;
  • Possibilidade de prosseguimento de estudos (nível V ou superior).
Possuir o 9º Ano de escolaridade ou formação equivalente.
Técnico de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade
CLCC em Portimão

Nota Importante! No espaço abaixo indique-nos os motivos pessoais e/ou profissionais que lhe levam a querer frequentar esta formação. Mensagem

pode ser do seu interesse...