Como colocar o nível europeu de Línguas no currículo

  de  Emanuel Cordeiro    0 Comentários


Sobressair num processo de recrutamento e seleção pode significar oportunidades únicas. Num mundo em que as fronteiras começam a desaparecer, e sendo o turismo um dos setores mais importantes na economia do nosso país, principalmente da região do Algarve, as competências linguísticas dos candidatos serão das primeiras informações que o empregador procurará.

Falar uma ou mais línguas, para além da materna, torna-se assim muito importante para qualquer profissional. Portanto, quanto maior o conhecimento em um ou mais idiomas, maior é a probabilidade de ser recrutado. É crucial que mencione no seu currículo os níveis de competência linguística com base no quadro comum europeu de referência para as línguas. É, por isso, fundamental, indicar o nível correto e correspondente às suas competências. Esse processo nem sempre é fácil, especialmente para utilizadores que se situam nos níveis intermédios ou avançados. A melhor forma é falar com um formador especializado, que avaliará os seus conhecimentos de forma individualizada e enquadrá-los-á no nível correto e adequado aos seus conhecimentos. Caso pretenda saber qual é o seu nível numa determinada língua, clique aqui para agendar gratuitamente uma entrevista de nível connosco.

Confira os níveis europeus e respectivas competências:

Principiante (A1) Consegue compreender e usar frases simples do dia-dia. Consegue apresentar-se e fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais. Comunica de modo simples, se o interlocutor se mostrar cooperante e falar lentamente de forma distinta.

Elementar (A2) Compreende frases expressões frequentemente utilizadas e relacionadas com áreas de prioridade imediata. (ex. Informações pessoais e familiares, emprego e compras) Consegue comunicar em tarefas simples e rotineiras que exigem uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares. Consegue descrever de modo simples, o seu meio circundante, a sua formação e ainda falar sobre assuntos relacionados com necessidades imediatas.

Pré-intermédio (B1) É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.

Intermédio (B2) É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

Pré-Avançado (C1) É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras. É capaz de usar a Iíngua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Avançado (C2) É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exactidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

Deixe um Comentário

verificação humana
>
CLCC - blog

Bem-vindo

Encontre a sua formação ideal.
Cursos de Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Informática, Gestão e Desenvolvimento Pessoal,Fotografia, para particulares e empresas.

Contacto

  • Endereço: CLCC, R.D.Maria Luísa, 122, Jardim Gil Eanes, 8500-684 Portimão, Algarve, Portugal

  • Telefone: (+351) 282 430 250

  • Mobile: (+351)919 231 840

  • Email: geral@clcc.pt

  • Formulário: contacto geral

  • GPS: N:37º14'; W:-8º.53

Siga-nos!