O Técnico de Fotografia é o profissional qualificado apto a usar diversos tipos de máquinas fotográficas, 35 mm, médio e grande formato, saber usar a luz natural e artificial para fotografar paisagens, pessoas e objetos, tratar e arquivar fotografias nos vários suportes, ter noções de impressão a preto e branco e a cores, saber usar ferramentas digitais para tratamento de imagens fotográficas.
Jovens que possuam o 9º ano de escolaridade ou formação equivalente.
  • Fotografar paisagens e arquitetura exterior e interior;
  • Fazer retratos de pessoas em exterior e em estúdio;
  • Fazer fotografias de moda em exterior e em estúdio;
  • Iluminar e fotografar objetos, como embalagens, vidros, metais, alimentação, acessórios de moda, mobiliário, eletrodomésticos, carros, etc.;
  • Executar reportagens de acontecimentos sociais em exterior e interiores;
  • Executar reportagens de desporto em exterior e interiores;
  • Executar reportagens de espetáculos, concertos, teatro ou dança;
  • Executar reportagens de fundo ou grandes reportagens;
  • Escrever pequenos textos jornalísticos;
  • Tratar e criar digitalmente imagens destinadas a fins publicitários;
  • Tratar digitalmente imagens destinadas a envio para a net ou órgãos de comunicação social;
  • Tratar e arquivar imagens fotográficas nos vários suportes.
  • Eu e o mundo profissional [30 h]
  • Um mundo de muitas línguas [25 h]
  • O Mundo Tecnológico [25 h]
  • Os Media e a Comunicaçãp Global [30 h]
  • Os Jovens na Era Global [25 h]
  • O mundo à nossa volta [25 h]
  • Os Jovens e o Consumo [20 h]
  • O Mundo do Trabalho [20 h]
  • A Comunicação no Mundo Profissional [20 h]
  • Textos de Carácter Autobiográfico [24 h]
  • Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos [28 h]
  • Textos dos Media I [24 h]
  • Textos Narrativos/Descritivos I [24 h]
  • Textos Media II [23 h]
  • Textos Argumentativos [22 h]
  • Textos de Teatro I [25 h]
  • Textos Narrativos/Descritivos e Textos Líricos [30 h]
  • Textos Líricos [30 h]
  • Textos Épicos e Textos Épico-líricos [32 h]
  • Textos de Teatro II [28 h]
  • Textos Narrativos/Descritivos II [30 h]
  • Pessoa e Cultura; A cidadania europeia; A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual no mundo [40 h]
  • Homem-Natureza: uma relação sustentável?; Um desafio global: o desenvolvimento sustentável; Desequilíbrios regionais [40 h]
  • A construção do social; O trabalho, a sua evolução e estatuto no Ocidente; O papel das organizações internacionais [40 h]
  • O Homem e a Terra; A região e o espaço nacional; Cultura Global ou Globalização das Culturas? [40 h]
  • Filhos do Sol; Da multiplicidade dos saberes à ciência como construção racional do real [30 h]
  • A comunicação e a construção do indivíduo; As Organizações do trabalho; Das Economias-mundo à Economia Global [30 h]
  • Processamento de texto [20 h]
  • Folha de Cálculo [23 h]
  • Criação de páginas Web [22 h]
  • Gestão de Base de Dados [35 h]
  • Jogos desportivos coletivos I [12 h]
  • Jogos Desportivos Coletivos II [12 h]
  • Jogos Desportivos Coletivos III [13 h]
  • Ginástica I [12 h]
  • Ginástica II [6 h]
  • Ginástica III [6 h]
  • Atletismo / Raquetes / Patinagem I [12 h]
  • Atividades de exploração da Natureza [6 h]
  • Dança I [10 h]
  • Dança II [10 h]
  • Dança III [10 h]
  • Atividade Fisica / Contextos e Saúde I [6 h]
  • Atividade Fisica/ Contextos e Saúde II [6 h]
  • Atividade Fisica / Contextos e Saúde III [8 h]
  • Aptidão Física [9 h]
  • Estatística [25 h]
  • Probabilidades [25 h]
  • Geometria [50 h]
  • A cultura da Ágora [18 h]
  • A Cultura do Senado [18 h]
  • A Cultura do Mosteiro [14 h]
  • A Cultura da Catedral [18 h]
  • A Cultura do Palácio [18 h]
  • A cultura do Palco [14 h]
  • A Cultura do Salão [25 h]
  • A Cultura da Gare [25 h]
  • A Cultura do Cinema [25 h]
  • A Cultura do Espaço Virtual [25 h]
  • Q1 - Estrutura Atómica. Tabela periódica. Ligação Química [25 h]
  • Q2 - Soluções [25 h]
  • Q5 - Equilibrio de Oxidação - Redução [15 h]
  • Luz e Fontes de Luz [15 h]
  • E1 FM3 - Ótica Geométrica [20 h]
  • F1 - Forças e Movimentos [20 h]
  • F6 - Som [20 h]
  • Q3 - Reações Quimicas. Equilibrio Quimico homogéneo [20 h]
  • Q4 - Equílibrio de Ácido - Base [20 h]
  • Q7 - Compostos Orgânicos. Reações Químicas [20 h]
  • Marketing [31 h]
  • Sociologia da Comunicação [22 h]
  • Semiologia [12 h]
  • Escrita Jornalística [20 h]
  • Pós-produção Fotográfica I [15 h]
  • A Luz. Exposição do Material Sensível [15 h]
  • A Cor [20 h]
  • Revelação e impressão a Preto e Branco [17 h]
  • Técnicas Especiais de Impressão a Preto e Branco [17 h]
  • Prática de Laboratório a Preto e Branco [15 h]
  • Técnicas de Reportagem [20 h]
  • Pós-Produção Fotográfica II [15 h]
  • Pós-Produção fotográfica III [16 h]
  • Comunicação e Imagem [50 h]
  • A Sociedade e os Media [50 h]
  • Processos Criativos [35 h]
  • O Corpo [35 h]
  • Modos de Comunicar [50 h]
  • Modos de ver, Modos de Fazer [50 h]
  • Naturezas Mortas [30 h]
  • Paisagem [35 h]
  • Projeto Criativo [35 h]
  • Retrato [30 h]
  • Embalagem Produto [35 h]
  • Reportagem de Fundo [35 h]
  • Moda. Catálogo e Editorial [30 h]
  • Campanha Publicitária [30 h]
  • Projeto Individual [30 h]
  • Portefólio Técnico [20 h]
  • História dos Audiovisuais [30 h]
  • A máquina fotográfica [20 h]
  • Fotografia com equipamento digital [25 h]
  • Iluminação [20 h]
  • Fotografia de Interior [25 h]
  • Fotografia de Exterior [25 h]
  • Fotografia Criativa [25 h]
  • Fotografia de Arqutetura [10 h]
  • Fotografia Desportiva [10 h]
  • Fotografia de Reportagem I [21 h]
  • Fotografia com Back Digital [19 h]
  • Fotografia Comercial I [19 h]
  • Fotografia Comercial II [19 h]
  • Fotografia de Reportagem II [17 h]
  • Sistemas de Zonas [5 h]
  • Certificado de Habilitações e Diploma Profissional de Técnico de Nível IV (Equivalência ao 12º Ano);
  • Possibilidade de ingressar no mercado de trabalho como Técnico;
  • Possibilidade de prosseguimento de estudos (nível V ou superior).
Possuir o 9º Ano de escolaridade ou formação equivalente.
Técnico de Fotografia
CLCC em Portimão

Nota Importante! No espaço abaixo indique-nos os motivos pessoais e/ou profissionais que lhe levam a querer frequentar esta formação. Mensagem

pode ser do seu interesse...